Procure aqui

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Curiosidades sobre os Alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro

Você sabia que os alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, ao terminarem o 9° ano do ensino fundamental escolhem de que arma querem ser? Pois é, são dadas quatro opções: ArtilhariaCavalariaComunicações e Infantaria. Então eles serão, por exemplo, alunos do 1° ano do ensino médio do Esquadrão de Cavalaria.

Mas por que isso, você deve estar se perguntando, não é? Pois é, isso se dá para que os alunos tenham uma ainda mais estreita aproximação da carreira militar de forma que possam perceber se tem aptidões e vocação para tal carreira ou não. Segundo vários depoimentos que colhi de alunos e ex-alunos, esse é um dos grandes diferenciais do Colégio Militar, e é nessas armas, que ficam guardadas as melhores lembranças dos ex-alunos.

Vamos saber um pouco mais de cada uma dessas armas?

Arma de Artilharia


A artilharia é uma das armas das forças armadas, sendo aquela que produz fogos potentes e profundos. A artilharia é, por excelência, o instrumento de força que origina efeitos morais e materiais que vão da neutralização à destruição. Para isso, emprega armamento pesado capaz de disparar projéteis de grande poder destrutivo. Como arma organizada de um exército, a artilharia agrupa o seu armamento pesado, constitui um quadro de pessoal especializado na operação daquele armamento, congrega as unidades militares organizadas para o combate com armamento pesado e assegura a logística de todos estes elementos.

Além de arma, a artilharia também constitui uma ciência que estuda o desenvolvimento e a aplicação do armamento pesado e dos seus projéteis.

Os militares de Artilharia são designados "Artilheiros". 


Arma de Cavalaria
Cavalaria é a arma das forças terrestres que, antigamente se destinava ao combate a cavalo, em ações de choque ou de reconhecimento. Historicamente, a cavalaria é a arma mais móvel dos exércitos e a segunda mais antiga.
Hoje em dia, são raros os exércitos que mantém forças de combate a cavalo. No entanto, em muitos deles, por tradição, continua a chamar-se "cavalaria" às forças e unidades que desempenham missões semelhantes às da antiga cavalaria, mas fazendo uso de veículos motorizados, de veículos blindados ou de helicópteros.

Os militares de Cavalaria são designados "Cavalariano". 

Arma de Comunicações

As Comunicações – a Arma do Comando – proporcionam as ligações necessárias aos escalões mais altos que exercerão a coordenação e o controle de seus elementos subordinados antes, durante e após as operações. Além disso, atua no controle do espectro eletromagnético, por meio das atividades de Guerra Eletrônica, para impedir ou dificultar as comunicações do inimigo, facilitar as próprias comunicações e obter informações.

Os militares de Comunicações são designados "Comunicantes". 



Arma de Infantaria

A Infantaria é a mais antiga arma do Exército e geralmente dotada dos maiores efetivos, formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para serem levados à frente de combate. Sua principal missão é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade de progredir em pequenas frações, de difícil detecção e grande mobilidade. A infantaria contemporânea frequentemente emprega o pricípio de Fogo e Movimento para atingir uma posição dominante em relação àquela do inimigo.

Os militares de Infantaria são designados "Infantes". 


Fonte: Site do CMRJ, Site do Exércio Brasileiro e Wikipedia

Um comentário: