Procure aqui

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CPOR e NPOR

Atendendo a um pedido especial de @lostrentini , vamos falar sobre CPOR e NPOR

Os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva são estabelecimentos de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o Aspirante-a-Oficial da Reserva de 2ª classe (R2), habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

Têm por missão a formação moral, física e técnico- profissional do oficial da reserva não remunerada (R2)do Exército, para o desempenho de funções elementares de tropa, na paz e na guerra


Os candidatos à matrícula nos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) ou nos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) devem comparecer à seleção, conforme indicado pela Junta de Serviço Militar (conforme o alistamento ao serviço militar obrigatório).

Quem pode ingressar

Ser brasileiro nato
Estar matriculado no ensino superior, em estabelecimento reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)

Ser solteiro
Ser do sexo masculino
Estar se apresentando para o Serviço Militar Inicial (no ano em que completa dezoito anos) como voluntário para servir no CPOR/NPOR

Para estar apto precisa
Deve superar testes escritos de conhecimentos ao nível secundário, testes de aptidão física, exames médicos oftalmológicos e uma avaliação psicológica. Somente os candidatos mais bem qualificados são matriculados como alunos.

Provas que o candidato terá que fazer para entrar no NPOR / CPOR 
Uma redação.

Uma prova objetiva (disciplinas: Matemática, Português, Geografia e História) - nível 3º ano do ensino médio.

Teste físicos: Barra, flexão , corrida de 12 minutos e abdominais.

Após o curso

Após o curso, serão destacados para Organizações Militares de sua região, conforme vaga e classificação no curso. Lá terminaram a última etapa do estágio de formação, com duração aproximada de seis meses, e após isso, caso qualificados, serão promovidos ao posto de 2° Tenente do Exército Brasileiro. Os que não forem contemplados com vagas após o curso (CPOR/NPOR) serão desligados, e continuaram sendo aspirantes-à-oficial da reserva não remunerada.

145 comentários:

  1. meu sonho é ser piloto de caça o problema é que neuma escola militar está dando oportunidade para mim

    ResponderExcluir
  2. Possuo grau de miopia 1,25 (uso óculos), porventura seria eu eliminado no exame oftamológico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo, pela tua foto você conseguiu heheh

      Excluir
    2. Quando me apresentei, fui um dos 5 selecionados. Agora tenho que comparecer dia 10 de outubro, quero saber o que faço exatamente para conseguir passar, já que nem o conteúdo eles divulgam, muito menos o treinamento.

      Excluir
    3. Fui selecionado,dia 28 faço o primeiro teste físico,caso eu passe o que ven depois e a partir de quando tenho que mostrar a matricula da minha faculdade ???

      Excluir
  3. certo, mas e depois, caso consiga o posto de 2º tenente, o que acontece com o militar, ele continua na ativa por tempo indeterminado?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Eu tenho 16 anos e gostaria de fazer NPOR, CPOR ma eu estou no 2 ano do ensino medio... irei me formar no ensino medio com 18 anos e gostaria de saber se eu posso fazer NPOR ou CPOR apos os 18 e sem estar em uma faculadade ? tem algum numero que eu posso ligar para esclarecer as duvidas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa necessariamente estar no ensino superior cara. Caso contrario você servirá como recruta, ou fazendo o concurso.

      Excluir
    2. Precisa necessariamente estar no ensino superior cara. Caso contrario você servirá como recruta, ou fazendo o concurso.

      Excluir
    3. Faça como eu fiz, " Terminei o segundro grau em 2016 com 18 anos e fiz um vestibular fui aprovado e me Matriculei e apresentei pro NPOR, e se estiver ainda no 3 ano do ensino médio, faça mesmo assim o vestibular e entra com MANDATO DE SEGURANÇA". abraçoss. AlunoNporDoPiaui-Teresina. :)

      Excluir
    4. Ate quantos anos posso fazer o cpor/npor ?

      Excluir
  5. Boa noite, eu irei participar do NPOR nesse ano no mês de novembro, mais estou com duvida, pois fui selecionado sem estar fazendo faculdade, faço apenas curso técnico. Será um problema pra mim futuramente? porque pretendo permanecer e seguir carreira no Serviço Militar.
    Wellison Lira, Manaus-AM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessáriamente, tenho amigos que foram selecionados mesmo sem estar fazendo faculdade. Mas lembre-se, não é possível seguir carreira por alistamento, apenas por concursos públicos! Abraço! Ricardo de Assis Rigo.

      Excluir
  6. Me apresentei na JSM ano passado com 18 anos e pedi baixa, nao quis servir. Agora tenho 19 anos e estou cursando o ensino superior e gostaria de saber se ainda posso ingressar na NPOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como. A única oportunidade é à época do alistamento.
      Se quiser ainda ser oficial do EB, anualmente há provas de admissão da EsPCEx e da EsFCEx.
      João Paulo Cardoso - Aspirante a oficial Eng /R2 -

      Excluir
    2. E se eu já servi mas quero fazer a NPOR, posso? Estou regularmente matriculado na faculdade.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Boa noite. Queria perguntar se há uma base do conteúdo que cai nas provas objetivas? Seria de grande ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prova não é difícil, até que é fácil e não cai todas aquelas matérias que está no site, pelo oque eu me lembro são 10 perguntas para cada matéria, História e Geografia são extremamente fácil, Português é razoável e matemática também. E tem a Redação.

      Excluir
  8. Boa noite. Queria perguntar se há uma base do conteúdo que cai nas provas objetivas? Seria de grande ajuda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse site tem os conteúdo .http://www.cporrj.ensino.eb.br/pag_ingresso.htm

      Excluir
  9. Também fui selecionado a fazer a prova da npor em novembro mas senso que não estou cursando faculdade ainda . Será que isso tem algum problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro..! É obrigatório estar cursando

      Excluir
    2. é obrigado ter matricula pro curso mesmo caga.

      Excluir
    3. Você só precisa apresentar o comprovante (Declaração) de matrícula quando você já estiver concluído todas as etapas da seleção e entrar dentro do número de vagas.

      Excluir
  10. Oi gostaria de sabe se você me indica um site pra mim pode estudar sobre conteudo que cai na prova da NPOR tenho que ir la dia 16 agora em setembro, muito obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Estude muito português!"pra mim pode estudar"foi dose.

      Excluir
  11. Irei fazer prova para o CPOR. Queria saber se tem algum curso preparatorio ou um site que eu possa estudar. Moro no Rio de Janeiro, se souberem de algum curso me avisem, por favor!

    ResponderExcluir
  12. Irei fazer prova para o CPOR. Queria saber se tem algum curso preparatorio ou um site que eu possa estudar. Moro no Rio de Janeiro, se souberem de algum curso me avisem, por favor!

    ResponderExcluir
  13. O teste físico é no mesmo dia da prova de conhecimentos ??

    ResponderExcluir
  14. Olá fui selacionado no NPOR , e ja fiz o teste físico e passei . Agora volto dia 18/01/16 para receber mais instruções durante uma semana sobre o exame intelectual e Também um novo exame físico pra decidir os que serão os melhores nas turmas . Boa Sorte !

    ResponderExcluir
  15. oi , me apresentei e fui designado a fazer a prova mas pedi o dia, e agora o que devo fazer? akguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  16. oi , me apresentei e fui designado a fazer a prova mas pedi o dia, e agora o que devo fazer? akguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  17. Ola, fui selecionado fiz os exames preliminares no cporrj, agora me apresentei hoje 06/01/16, e fui designado para me apresentar no REI em 11/02/16. Ninguem me falou nada se fui aprovado ou não para o cpor apenas me mandaram me apresentar no REI. O processo é assim mesmo ou eu fui reprovado no cpor e agora vou seguir o processo normal de soldado ?

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu gostaria de saber se alguém q já pediu a reservista e tem 19 anos pode se alistar novamente e tentar ingressar no npor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesma dúvida, só que eu já peguei o reservista.

      Excluir
    2. Não pode, quem já está com o reservista concluiu essa etapa, se desejar ingressar nas forças armadas só através EsFCex/EsaEx agora somente após a conclusão de alguns cursos superiores

      Excluir
    3. Ola, meu caso tenho 19 anos preencho todos os requisitos necessários para alistar e ate hoje não me alistei devido alguns imprevistos da rotina e responsabilidades que vem acarretadas com a idade, sera que eu conseguiria alistar como aluno do cpor ? e sera que teria alguma possibilidade de recrutamento?

      Excluir
  19. Olá, eu gostaria de saber se alguém q já pediu a reservista e tem 19 anos pode se alistar novamente e tentar ingressar no npor

    ResponderExcluir
  20. Olá, bom dia.
    Como funciona o processo seletivo da NPOR/CPOR? Quais os procedimentos e os períodos de admissão para participar dos mesmos? E onde me inscrevo?
    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de ter ido na JSM você irá ser designado a se apresentar em algum quartel (pelo menos foi assim comigo) lá você deve expressar seu interesse em servir no CPOR ,ou seja, na entrevista que eles vão fazer, daí então eles vão te mandar pra lá para outra entrevista, se te quiserem você mais tarde fará os testes lá.

      Excluir
  21. Olá, bom dia.
    Como funciona o processo seletivo da NPOR/CPOR? Quais os procedimentos e os períodos de admissão para participar dos mesmos? E onde me inscrevo?
    Grato pela atenção!

    ResponderExcluir
  22. Se por acaso eu for aprovado e conseguir ser 2º Tenente,posso casar depois? ou obrigatoriamente devo continuar solteiro?

    ResponderExcluir
  23. Será se alguem podeira me responder. eu quero me alistar mas para ser chamado tenho que me alistar em outra cidade, então precisarei de um comprovante de residencia de um parente ou amigo q mora nessa cidade ou precisa de uma declaração de que eu resido junto a esse parente ou amigo.

    ResponderExcluir
  24. Bah meu sonho é entrar para o exército mais na minha cidade n tem quartel ...... como posso fazer para entrar no exército ?

    ResponderExcluir
  25. Bah meu sonho é entrar para o exército mais na minha cidade n tem quartel ...... como posso fazer para entrar no exército ?

    ResponderExcluir
  26. Tentei CPOR não passei, me designaram pra outro lugar, eu não fiquei, peguei o reservista já, há possibilidade de eu me alistar novamente e tentar ingressar outra vez no CPOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o que foi isso? Pergintaram se você queria servi ness outro lugar?

      Excluir
  27. Durante o tempo de curso , até conseguir o cargo de 2° tenente ,tem remuneração ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A remuneração é a mesma do Aluno da EsPCEx e da EsSA. Não sei o soldo de hoje. Na minha época o salário mínimo era R$ 600,00 (soldo do Soldado EV à época) e o soldo do Aluno era R$ 800,00.
      João Paulo Cardoso - Aspirante a oficial Eng /R2 -

      Excluir
  28. Estou finalizando meu ensino médio este ano, e quero fazer o NPOR no próximo ano. Posso fazer as provas do NPOR ainda finalizando o ensino médio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Tem que estar matriculado em uma instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
      João Paulo Cardoso - Aspirante a oficial Eng /R2 -

      Excluir
  29. Olá Queria saber se a CPOR é temporário ou segue carreira ???

    ResponderExcluir
  30. Olá, tenho 17 anos e estou na 3ª Série do Ensino Médio, gostaria de saber se no ano próximo, quando irei apresentar-me a JSM poderei ingressar aos NCPOR.
    Moro em Belém do Pará e gostaria de saber mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  31. oi, gostaria de saber se depois que eu for dispensado da CPOR/NPOR eu posso seguir carreira fazendo concurso publico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toma cuidado, os concursos públicos tem restrição de idade. acho que o EsPECEx é até 22 anos, e o EsA é até 24. Boa sorte!

      Excluir
  32. Se eu não passar no npor posso ser dispensado, não quero servir se eu não passar.

    ResponderExcluir
  33. Comigo tá acontecendo o seguinte,passei no exame físico na cpor agora só falta fazer a prova,minha duvida é se eu não passar na prova,tenho chances de servir em outro lugar?ou então sou dispensado?porque se não for pra servir na cpor eu não quero,alguém pode responder,obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada impede que seja recrutado, mas como hoje em dia q quantidade de voluntários é anos que a quantidade de vagas dificilmente isso iria acontecer...

      Excluir
  34. Apartir de qual momento e necessário estar matriculado na faculdade?

    ResponderExcluir
  35. Eu fui selecionado pra fazer o NPOR, mas não estou cursando ensino superior, e agora?

    ResponderExcluir
  36. Eu fui selecionado pra fazer o NPOR, mas não estou cursando ensino superior, e agora?

    ResponderExcluir
  37. ola, Tenho 19 anos,sou universitario e ainda vou me apresentar daqui a um mes.Gostaria de saber se ainda posso servir no NPOR?

    ResponderExcluir
  38. Eu sou modelo, mas quero entrar para o exercito como NPOR. Terei que ficar sempre raspando a cabeça, ou só qnd entra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O corte de cabelo é mais baixo apenas nos 3 primeiros meses no npor

      Excluir
  39. Aonde consigo as provas escritas da NPOR dos anos anteriores?

    ResponderExcluir
  40. Bom estou enTeressado a fazer a prova para entrar na aeronáutica, mas queria saber se eu for me alistar e dizer que não quero ficar mais depois ir fazer a prova se eu consigo me ingressar? ME AJUDEM POR FAVORRR......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu E*nteresse por certo será menor que o interesse de outros candidatos! Seeelva!! ! Alunos aprendeis a obedecer pois irão comandar! Ignorantes aprendam português antes das provas kkkk

      Eduardo Martins Figueiredo
      2 Ten Inf r2

      Excluir
  41. Caso eu não passe nos exames do NPOR,serei dispensado ou terei que servir como recruta???

    ResponderExcluir
  42. Caso eu não passe nos exames do NPOR,serei dispensado ou terei que servir como recruta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do motivo da dispensa, se você passou nos testes físicos e avaliação médica e seu nome retornou a Brasília, se vc for dispensado eles perguntam se vc gostaria de servir como recruta.mas se reprovou em algum teste é dispensado.

      Excluir
  43. Boa noite pessoal. Meu nome é Kevin, tenho 18 anos, me alistei em janeiro, retornei a JSM em agosto, passei pela comissão de seleção e me mandaram para o NPOR por eu estar no Ensino Superior, fiz o teste físico e passei, e me mandaram dia 2 de Janeiro levar exames médicos, vocês poderiam dizer quais exames especificamente?
    Obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  44. No terceiro ano do ensino médio com 18 anos você pode ingressar no NPOR?

    ResponderExcluir
  45. Tenho interesse em fazer essa prova do NPOR/CPOR, ja terminei meu ensino medio , porem ja me alistei e peguei excesso.. tem como eu fazer a prova ??

    ResponderExcluir
  46. Quem faz o CPOR tem como se tornar militar de carreira depois fazendo algum concurso interno? Tem como renovar os 8 anos de serviço e chegar até reserva remunerada?

    ResponderExcluir
  47. Oi queria saber se a matricula pode ser de uma faculdade a distancia pra entrar no NPOR ?

    ResponderExcluir
  48. Sou cabo R2,ainda posso fazer a prova ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, pois se vc já concluiu seu serviço militar obrigatório.
      Eduardo Martins Figueiredo
      2 Ten Infantaria Mtzo

      Excluir
  49. gostaria de saber se depois que eu ja estiver no NPOR posso sair da faculdade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de estar cursando pode até se desligar da faculdade, só no momento da admissão é obrigatórii estar matriculado...

      Excluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Tenho 17 anos e vou acabar meu estudos com 19 quando acabar os estudos e fazer faculdade posso engrossar como NPOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não precisa nem estar cursando a faculdade no momento do ingresso no npor, basta estar matriculado, ou seja, enquanto estiver fazendo as provas do npor pode estar fazendo provas de vestibular, mas se passar no npor, no momento da admissão terá de apresentar a documentação...

      Eduardo Martins Figueiredo
      2 Ten Inf r2

      Excluir
  52. Ate quantos anos posso fazer o cpor/npor ?

    ResponderExcluir
  53. Estou cursando técnico em enfermagem e estou na seleção do CPOR/BH já passei a etapa do teste físico e agora vou fazer a prova teórica, vou ter que largar o meu curso pra matricular na faculdade ou só o técnico vale ? E só depois da prova que precisa da matrícula ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc precisa estar matriculado no momento do ingresso na sua turma do npor/cpor
      Eduardo Martins Figueiredo
      2°Ten Inf R2

      Excluir
  54. Olá, se por um acaso eu passar, nesse tempo que eu ficar em "internato" lá, eu irei receber alguma remuneração?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante o curso vc será remunerado, o valor na minha época de aluno não chegava a um salário mínimo, depois de declarado oficial é o mesmo dos oficiais formados pela AMAN(Academia militar das agulhas negras) de sua patente.

      Excluir
  55. Olá Fui Designados Para o CPOR Rj Mas Não Pedi ! Vou ir em.Junho Tropa B Alguém Sabe me Dizer Se Vou Colocar Sdado ?

    ResponderExcluir
  56. Para participar da seleção do NPOR,em qual momento devo estar matriculado no ensino superior?
    Antes ou depois dos testes?

    ResponderExcluir
  57. Uma dúvida,depois de amanhã irei me alistar, porém estudo Direito, ou seja, curso superior, quero saber se é na hora do alistamento que falo que quero seguir pelo CPOR?

    ResponderExcluir
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  59. Há nesse mês completo meus 18 anos, tenho 1,69 e peso 60kg!

    ResponderExcluir
  60. Ola, meu caso tenho 19 anos preencho todos os requisitos necessários para alistar e ate hoje não me alistei devido alguns imprevistos da rotina e responsabilidades que vem acarretadas com a idade, sera que eu conseguiria alistar como aluno do cpor ? e sera que teria alguma possibilidade de recrutamento?

    ResponderExcluir
  61. É feito somente exames oftalmológicos ou não ?

    ResponderExcluir
  62. Meu sobrinho tem 17 anos faz 18 apenas em outubro esta no segundo semestre em ciência da computação mas foi se alistar apos fazer todos os procedimentos no quartel e ser aprovado apps a ultima entrevista começamos ia do ao cpor e agora? Ele não pediu nem sabia que existia porem o achar capacitado sei lá,como vai ser agora quais as etapas

    ResponderExcluir
  63. Boa tarde,eu fui relacionado para estar no CPOR no dia 13 de setembro, esse dia ja vai ser a prova ou ainda irão marca o dia?

    ResponderExcluir
  64. O que acontece se eu não comparecer no teste físico da npor

    ResponderExcluir
  65. O que acontece se eu não comparecer no teste físico da npor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você será desclassificado da seleção e simplismente aguardará a chegada de mensagem via email de confirmação, que normalmente lhe indicará para alguma Brigada. Pois é eles raramente reservam pessoas que entram para a seleção da npor.

      Excluir
  66. estou concluindo a ESA,posso fazer CPOR após isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obviamente que não! Não deve ter motivos para sair como III sargento Oficial e querer participar de outra seleção! Você já será um oficial.

      Excluir
  67. Na seleção do npor oq vem primeiro prova fisica ou intelectual? Faço as duas no mesmo dia

    ResponderExcluir
  68. Fiz meu alistamento online em janeiro desse ano, completei 18 em agosto e fui direcionado para o quartel (7°GAC) para a seleção. Foram feitos os exames médicos e tudo mais. Na entrevista, fui direcionado para o CPOR/R(era o que eu queria) pois já estou matriculado desde o primeiro semestre de 2017 numa faculdade. Fui para a seleção do CPOR para os testes intelectuais, físicos e também passei por uma nova entrevista, afirmando servir. Passei nos exames médicos, fiz a primeira prova (português e matemática); Sendo que, no exame físico, passei nos exercícios: Barra, abdominal e salto - por último a corrida, não consegui completar a tempo. Minha dúvida é, ainda tem como eu ser selecionado para a segunda fase no CPOR? Tenho que esperar para janeiro para saber minha situação, mas queria ter uma noção. Alguém poderia me ajudar???

    ResponderExcluir
  69. Olá, Gostaria de saber como faço para ingressar no NPOR, CPOR, pois só encontrei o link que te passa as instruções referente ao processo seletivo, mas não como fazer a inscrição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá no dia que vc se apresenta na seleção geral perguntao se vc quiser servir aí vc deve dizer q sim se vc estiver na faculdade ou termina o 3 ano vc automaticamente é indicado para o cpor .vc pode deixar claro que quer fazer cpor

      Excluir
  70. Aqui, caso eu não passe nos testes físicos ou psicológicos para CPOR, eu vou para o exército ou sobro automaticamente ??

    ResponderExcluir
  71. Aqui, caso eu não passe nos testes físicos ou psicológicos para CPOR, eu vou para o exército ou sobro automaticamente ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc estiver na faculdade e for considerado inapto vc provavelmente será despensado

      Excluir
  72. Fiz o teste físico do npor e passei e tudo, na entrevista o sargento me cortou creio eu pelo caso q eu ainda estava cursando o 3 ano do ensino médio, agora tenho q voltar dia 11, tenho alguma chance de voltar para o npor?

    ResponderExcluir
  73. Se eu não conseguir entrar no NPOR por causa do teste teórico, tem a possibilidade de entrar como Recruta?

    ResponderExcluir
  74. Pô, eu não fui indicado pro CPOR, fui mandando da sevir na aeronáutica, sendo assim perdi as chances de ir pro CPOR né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pô cara é uma oportunidade de ouro ser indicado para a Aeronáutica mesmo se for como recruta lá vc se esforça e faz algum curso 90 / c dos q se alistar quer ir para a Aeronáutica

      Excluir
    2. Sim a Aeronáutica é bem difícil mesmo entra como recruta se servir vai ser como soldado não como aluno

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. É guerreiro vc for da capital sp a Aeronáutica não tem cpor só tem no interior más vc ainda pode servir como recruta

      Excluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Olá, alguém pode me ajudar?
    Fiz todo processo de alistamento a começar por 2017 o ano que eu faria 18, me selecionaram como NPOR e me deram um papel informando a data que eu tinha que voltar, no mês de Novembro. Voltei na data exigida mas o Tenente falou que ele só estava fazendo o teste físico naquele dia, em quem estava na faculdade, e me mandou acompanhar pelo site de alistamento.
    No site me designaram uma nova data depois de um tempo, voltei hoje lá, e me designaram para o Batalhão da Aeronáutica.
    A questão é, se eu estava selecionado como NPOR, por que ainda não fizeram nenhum teste comigo? Eles ainda irão fazer algum teste? Porque não quero servir como Recruta, eles ficam nessa onda de vai e volta e não te informam nada por completo. Minha nova data é em Fevereiro, existe a possibilidade de eu fazer os testes para o NPOR ou eles irão me deixar como Recruta? Irei entrar na faculdade nesse ano de 2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso tem muitas possibilidades eles podem ter te aprovado mesmo sem o teste porém é +provável q te tebaixaram para recruta recruta não faz teste físico

      Excluir
  78. Me alistei no serviço militar e fui mandado para o cpor, mas não tenho o ensino médio completo. Tenho que me apresentar no cpor em junho, chegando lá eles vão me dispensar por isso?

    ResponderExcluir
  79. Posso pegar alguma declaração médica para deixar a barba pelo menos na 0 alta?

    ResponderExcluir
  80. Os alunos da CPOR podem fazer outros concursos militares? Eu vou fazer a prova do IME se eu passar na CPOR e depois passar no IME, como fica ?

    ResponderExcluir
  81. É obrigatório estar cursando um curso superior.. Mas esse curso superior pode ser EAD (on-line)?

    ResponderExcluir