Procure aqui

domingo, 5 de junho de 2011

Abertas as inscrições para a Academia da Força Aérea Brasileira



A Academia da Força Aérea forma Oficiais de Carreira da Aeronáutica dos Quadros de Oficiais Aviadores (CFOAV), Intendentes (CFOINT) e de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF).

A Academia desenvolve nos seus jovens cadetes os atributos militares, intelectuais e profissionais, além dos padrões éticos, morais, cívicos e sociais, visando, ao final do curso, formar Oficiais em condições de se tornarem líderes de uma moderna Força Aérea, e serem exemplos para nossas crianças e jovens.


O Exame de admissão (Concurso de Admissão) para a Academia da Força Aérea (Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica) já estão abertas e vão até o dia 09 de junho de 2011, às 15h00.



As inscrições deverão ser feitas no site da EPCAR (http://www.barbacena.com.br/epcar).

A página do Concurso já bateu os 519.000 acessos!

Quem pode se inscrever?

São condições para a inscrição e para a realização do processo seletivo:
a) ser brasileiro nato;
b) se menor de 18 (dezoito) anos de idade, estar autorizado por seu responsável legal para realizar o Exame de Escolaridade e, se convocado para prosseguimento no certame,  apresentar declaração autorizando participar das fases subseqüentes.
c) se militar da ativa, estar autorizado pelo seu respectivo Comandante, Diretor ou Chefe
para participar do processo seletivo
d)  pagar a taxa de inscrição e comprovar seu pagamento


Data da Prova:
A prova (Exame de Escolaridade) será realizado no dia 21 de agosto de 2011. Os portões serão fechados, impreterivelmente às 09h00. As provas serão iniciadas às 09h40 (Horário de Brasília).

Processo Seletivo
O processo seletivo, de âmbito nacional, é dividido nas seguintes etapas:

a) Exame de Escolaridade (Provas)
São de caráter classificatório e eliminatório. As Provas serão das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Física, Matemática e Língua Inglesa.  As questões serão de múltipla escolha, com quatro alternativas em cada questão, das quais somente uma será a correta.

b) Inspeção de Saúde - de caráter eliminatório.

c) Exame de Aptidão Psicológica - de caráter eliminatório.

d) Teste de Aptidão à Pilotagem Militar
Somente para os candidatos que optaram pelo Curso de Formação de Oficiais de Aviação (CFOAV) e obtiveram a menção APTO nas etapas “b” e “c”. Esta fase também é de caráter eliminatório.

e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico  - de caráter eliminatório.

f) Análise e conferência dos critérios exigidos e da documentação prevista para a matrícula
no Curso  - de caráter eliminatório.

Vagas para 2012
Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) -  70 (ambos os sexos)
Curso de Formação de Intendentes (CFOINT) - 30 (ambos os sexos)
Curso de formação de Infantaria (CFOINF) -  20 (somente para o sexo masculino)

O que é cada um desses cursos?

Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) -  O Curso é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução  aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao diplomando, ainda, a graduação  de Bacharel em Ciências Aeronáuticas, com habilitação em Aviação Militar;

Curso de Formação de Intendentes - O Curso é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere ao diplomando, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística, com habilitação em Intendência da Aeronáutica; e

Curso de formação de Infantaria - O Curso é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o Cadete de Infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas Unidades de Infantaria, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das Organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea. Confere ao diplomando, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares, com habilitação em Infantaria da Aeronáutica.


Onde são ministrados os cursos?

São ministrados na AFA, em Pirassununga, São Paulo.



O que é exigido do Cadete no curso?

Os Cadete da Aeronáutica serão submetidos a um intenso programa (obrigatório e eliminatório) de treinamento e de instrução militar, com longas jornadas de atividades físicas, de submissão do organismo a elevadas cargas de esforço fisiológico e emocional, inerentes ao conteúdo programático da formação do futuro Oficial da Força Aérea Brasileira.

São atividades rotineiras da AFA:

a) treinamentos de adaptação a situações de desconforto, com reduzido tempo de descanso e variações de gradiente térmico;

b) treinamentos de sobrevivência, na selva e no mar, com prolongado tempo de privação do sono, de abstenção de água e alimento;

c) treinamentos para salto de pára-quedas e uso da cadeira de ejeção;

d) treinamentos em câmara hipobárica, centrífuga humana e instrução teórico-prática
sobre hipóxia, hiperventilação, sistemas de oxigênio, disbarismos, pressurização/despressurização, acelerações, ejeção automática, desorientação espacial, sobrecarga autoprovocada e fadiga de voo;

e) instruções de marcha, diurna e noturna, com tranposição por terreno acidentado, de relevo íngrime e vegetação densa;

f) instruções de educação física em pista de obstáculos;

g) instruções de tiro, com manuseio de armamento e artefato bélico; e

h) treinamentos em cenário de emergência, de elevado estresse emocional e físico, em ambiente hostil, na condição de prisioneiro de guerra, tripulante ou combatente evadindo-se.


A cadete pode entrar o ficar grávida na AFA?

A Cadete não poderá apresentar estado de gravidez durante o Curso, pois há  incompatibilidade do estado de gravidez com a vida acadêmica e suas atividades rotineiras e compulsórias. Em caso de constatação do estado de gravidez, a partir da matrícula até a conclusão do Curso, a Cadete, por estar na condição de Praça Especial, prevista no Estatuto dos Militares, e por contrariar as Normas Reguladoras dos Cursos da Academia da Força Aérea, será desligada do Curso e licenciada da Aeronáutica.

Qual a duração do curso?
Tem duração de 4 (quatro) anos.

*IMPORTANTE*

Um período de instrução intensiva, de aproximadamente 6 (seis) meses, contados a partir da data da matrícula, faz parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna e para verificação da aptidão militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.

Durante o estágio probatório, que vai até a cerimônia da entrega do Espadim (símbolo do Cadete da Aeronáutica), o candidato que demonstrar falta de aptidão ao regime militar será submetido a Conselho de Desempenho Acadêmico e, se considerado contraindicado para permanecer na AFA, excluído do Curso e licenciado das fileiras da FAB.


Horários:
O curso é em regime de internato.


Benefícios oferecidos aos Cadetes
- Remuneração fixa
- Alimentação
-Alojamento
- Fardamento
- Assistência médico-hospitalar e dentária



Depois da Academia, o que acontece?
Após a conclusão do Curso com aproveitamento, os Cadetes serão nomeados Aspirantes-a-Oficial da Aeronáutica e serão distribuídos nas diversas Organizações Militares do COMAER, conforme a conveniência e a necessidade da Administração.

Fonte de pesquisa desta postagem: Site da FAB, site da AFA e Edital do Concurso


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber com mais clareza o que acontece ao ingressar no curso, se há necessidade de ficar sem contato com familiares e amigos durante algum tempo e quanto tempo dura! e quanto a sair para visitas e outras coisas, como funciona isto? não é permitido o uso de celular ou internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei, a questão do celular/internet é liberado durante apenas 1h por dia em um horário específico do período da noite considerado como o ''horário do lazer'' e em relação ao tempo sem contato depende da academia que permanecerá e de qual opção é a escolhida por você, a questão da AFA/EPCAR a duração é de 6 meses e a liberação para saída será definida pelos oficias que estão em uma hierarquia maior que a sua, eles determinarão o tempo de saída e quando. Sei que estou respondendo 5 anos depois, mas estou aqui. São informações que recebi pelo oficial do treinamento de preparatório militar (ASPREM) que realizo.

      Excluir